ePMP FORCE 110 -GIGA

Olá Pessoal,

Quais foram a máxima distância que conseguiram fechar um enlace PTP, utilizando o Force 110? Em qual modulação e em qual canal?

Usaram a antena da FORCE ou de terceiros com ganho superior?

Aguardo comentários. Valeu!

1 Like

Tiago é o seguinte:

Eu vejo que dependendo da condição de interferencia do local, a antena de 25dbi desempenha muito bem entre 14 e 18km. Se você for usar o modo ePTP (até exatos 24km) é recomendavel utilizar uma antena de 30dbi de terceiros.

Tenho diversos cenários instalados aqui e configurados por mim, porém, todos eles até 24km. Tenho clientes passando:

150/40

130/90

75/40 (visada obstruida)

110/110

No geral todos eles estão funcionando a maior parte do tempo em MCS 13/14/15 com pequenas variações.

Considerando as antenas com um ganho de 24.5dbi, e uma potência de saída da ordem de 22dbm (Máxima para modular em MCS15)

Decorre o cálculo: 

Ganho do sistema = AntA+AntB+TXpA=49+22 = 71

Amitindo um target de -65db de RX na outra antena, temos   (71+65) = 136db, que é o limite de perda pela distância.

Coincidência ou não, a perda em espaço livre para 24KM a 6ghz são exatos 135.6 db. 


Pelos cálculos, com antenas   -perfeitamente-   alinhadas, e  baixissimo ruído no ambiente, é possível atingir a modulação máxima em, não mais que 24km, usando as antenas do force110. 

Recomendo que tente usar a ferramenta LinkPlanner da cambium para te auxiliar.
Além de fazer toda essa conta de forma automática (e de forma bem mais precisa, levando em conta N fatores ), o LinkPlanner te dá uma estimativa de banda passante, bem como te indica possíveis obstruções no caminho do link.

https://support.cambiumnetworks.com/files/linkplanner/

1 Like