5.4 GHz vs 5.7 GHz

Pessoal,

Como já sabemos, o sistema Canopy está homologado no Brasil junto à Anatel nas banda de freq 5.4 GHz e 5.7 GHz. Desta forma, gostaria de tecer alguns comentários.

Na banda de freq de 5.7 GHz, o sistema multiponto Canopy (AP/SM) pode cobrir 3.2 km / 16 km (sem / com refletor), e o ponto-a-ponto (BH-BH), até 56 km (com refletor).

Já na banda de 5.4 GHz, devido a restrições de potência impostas pela resolução 365 da Anatel, as distâncias máximas obtidas são 3.2 km no ponto-multiponto (sem refletor), e 16 km no ponto a ponto (com refletor, mas com potencia reduzida nos radios).

Do ponto de vista de RF, contudo, a banda de 5.4 GHz apresenta grandes vantagens:
- maior espectro: 11 canais de 20 MHz, ao invés de 6 canais na banda de 5.7 GHz
- espectro livre: pouquíssima interferência externa

Assim, a sugestão é considerar também o uso de radios em 5.4 GHz - os quais, apesar de oferecerem uma área de cobertura menor que os sistemas de 5.7 GHz, vão conviver em ambientes com pouca interferência.

Vale a pena verificar na prática !

[]s
Daniel

Olá, vi no post que a Motorola está certificando equipamentos pra trabalhar em 5.4 e que poderá usar outdoor. Eu olhando a resolução da Anatel entendi que não poderá ser de uso outdoor. Segue abaixo um trecho e gostaria de saber mais detalhes pois estou interessado em usar a frequencia.
"
Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas de
radiofreqüências de 5150-5350 MHz e 5470-5725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço
móvel.
Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas
de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais
"
Obrigado.

Não há restrições para uso outdoor destes equipamentos (note que inclusive a regulamentação permite potencia de até 1W eipr, adequada a uso externo).
Os radios Canopy 5.4 GHz estão devidamente homologados para operar no Brasil.

Olá Daniel,

Então a informação que tive estava errada, e com isso me interessei pelo equipamento. Hoje usamos muito 5.8 em nossas bases e por esse motivo fui procurar equipamentos em outra frequencia e me falaram que 5.4 não era permitido.

Bom estou com algumas dúvidas que acredito que você possa me ajudar.

Gostaria de fechar uma area de 180 graus com uma velocidade boa tanto de Download quanto de Upload para minhas bases em 5.4, os pontos remotos estão 2 a 2.5km, 1 a 3km, 2 a 5km. Totalizando 5 SM.

Usando ponto multiponto quanto vou ter em ms de latencia ???

Para 180 Graus vai ser utilizado 3 APs é isso ?? Esses APs trabalham na mesma frequencia ou frequencias separadas ?? Os SSIDs são iguais ??

Acho que é só isso !! Obrigado.

PS: Nós trabalhamos muito com instalações de ponto a ponto para clientes mas nunca usamos Canopy devido a não achar um representante que nos forneça informações boas sobre os produtos e que os conheça também. Gostaria de um telefone de contato ou se possível ser um representante de vocês pois vendemos muitos links a clientes.

Obrigado

Israel Arruda Neto

São 120 graus de abertura entre os 5 SMs e nenhum passa de 3.1 Km em linha reta com visada direta.

Agradeço a atenção

Israel,

Segue a relação de nossos distribuidores Canopy no Brasil. Todos, sem exceção, estão capacitados a fornecer todo o tipo de supporte que você necessitar:

Brightstar - Brasil
Escritório São Paulo
Rua Samuel Morse, 120 - Conjuntos 162 e 163
Brooklin - São Paulo
04576-060
Mario Tampellini
Tel: +55 11 5105-7307
Fax: +55 11 5105-7300
mario.tampellini@brightstarcorp.com


Westcon - Brasil
Escritório Rio de Janeiro
Rua Victor Civita 66, Bloco 1, 2 andar
Ed Rio Office Park 5
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
22775-044
Silvina Magalhaes
Tel: 55 21 3535 9300
Fax: 55 21 3535 9311
silvina@westcon.com.br


AI Solutions - Brasil
Escritório São Paulo
Rua Funchal, 573 – 9º andar - Conjunto 92
Vila Olímpia – São Paulo
04551-910
Paulo Cardoso / Nilcéia Rolim
Tel: +55 11.3044.0555
Fax: +55 (11) 3044-1140
diretoria@aisolutions.com.br
www.aisolutions.com.br/


Cernet - Brasil
Atendimento em Português
Av. Brig. Faria Lima, 2927 - 11and.
São Paulo - SP - Brasil
Edison dos Rei
Tel: 55 11 2107 0266
edison@cernet.com.br


AGORA Telecomunicações
Escritório São Paulo
Rua Cerro Corá, 420
Alto da Lapa – São Paulo
05061-000
Dilon Tavares
Tel: +55.11.3026.9600
Fax: +55.11.3026.9639
dilon.tavares@agoratelecom.com.br
www.agoratelecom.com.br/


BearCom S/A
Rua Professor Brandão, 140
Alto do XV - Curitiba
80040-010
Cristiano Oscar Froeder
Tel: + 55 41-3360-6303
Fax: + 55 41-9235-5606
sistemas@bearcom.com.br
www.bearcomlatam.com



Com relação à pergunta sobre o desenho, usando uma solução PMP Canopy Advantage, a latencia do sistema é de ~6 ms.
Em 5.4 GHz, cada AP (60 graus) oferece 14 Mbps de largura de banda para até 1.6 km, ou 7 Mbps para até 3.2 km (seriam 8 km e 16 km para 5.7 GHz).

Em uma célula 360graus, são usados 6 APs, repetindo-se um mesma canal nos radios 180graus opostos.
No seu cenário, seriam apenas 3 radios APs, cada um com um canal diferente.
Recomendo a leitura do manual Canopy System User Guide, disponivel na Library do site, que apresenta uma visão muito boa das regras de desenho e elementos do sistema.
O Canopy NÃO é um sistema WiFi, de modo que não usa SSIDs.

[]s
Daniel