Alta latência com 20+ SMs

Bom dia a todos!

Estou notando alta latência quando registro mais de 20 SMs, normalmente deveria de ser 8-13 em Frame Size de 2.5, porém, os APs com mais de 20 SMs estão chegando a manter média de 25-50Ms, estou achando isso bem crítico, imagino que se eu colocar 50 SMs a latência pode bater uns 100Ms, algo inaceitável, visto que meus clientes estão com níveis de sinais excelente, quase todos em 15/15 MCS e quality em 100%.

Algúem podes me relatar algo?
Seguem anexo dos clientes no AP e latência de um cliente conectado no mesmo.

Obrigado!

Oi Gabriel,

A latência não deve aumentar além disso com uma quantidade maior de clientes. Estes 20 SMs possuem condições de visada ideal, sem obstrução? Verifique tambem se o MAX RANGE do AP não está em um valor maior do que o necessário, pois isto tambem pode afetar a latência. Por exemplo, se o seu AP tem uma área de cobertura de 4Km, configure para 5Km o Max Range, não mais que isso.

Um dos grandes diferenciais do sistema proprietário da Cambium é justamente manter esta latência constante. Lembrando que em casos onde o AP está em seu pico de tráfego, um comando de ping não será priorizado na interface do AP ok?

Adriana

Bom dia, Adriana, tudo bom?
Grato pelo contato.

Os clientes estão em perfeita visada e com MCS 15/15 conforme a print que envie. O cliente mais longe esta a 3.3Km, na qual setei no AP o Max Range em 4Km.

Estou operando em 20Mhz e tendo picos de 50Mb em horários de pico utilizando Frame Size de 2.5ms, porém, acontece altas perdas de pacotes e latência. Devo ressaltar que é área rural, estou operando com ePMP 2000 e sofrendo zero interferência.

Serias talvez a alta latência relacionada ao alto throuput por estar operando em 2.5ms? 

Grato!


@Gabriel PH  escreveu:

Bom dia a todos!

Estou notando alta latência quando registro mais de 20 SMs, normalmente deveria de ser 8-13 em Frame Size de 2.5, porém, os APs com mais de 20 SMs estão chegando a manter média de 25-50Ms, estou achando isso bem crítico, imagino que se eu colocar 50 SMs a latência pode bater uns 100Ms, algo inaceitável, visto que meus clientes estão com níveis de sinais excelente, quase todos em 15/15 MCS e quality em 100%.

Algúem podes me relatar algo?
Seguem anexo dos clientes no AP e latência de um cliente conectado no mesmo.

Obrigado!


Amigo boa noite, você já tentou mudar essa celula para 40 Mhz ? esse aumento da latência não se deve a horário de pico de tráfego no AP em 20mhz ? Olhando as imagens se reparar sempre aumenta normalmente em horário de maior pico....

Quais planos você trabalha ai ?

Abraços

Bom dia, amigo, tudo certo?

A latência fora do horário de pico é em torno de 17-22ms e nos horários de pico fica na média de 25-50ms.
Não tentei por 40mhz visto eu ter outro ePMP 2000 com a mesma situação e até mais SMs conectadas e a latência fica sempre em 20ms e SEM perda de pacotes, por isso estou achando isso muito estranho, visto meus clientes estarem em perfeita visada e TODOS com CPEs da Cambium (eForce 180 e 190), não uso elevate em minha rede até o momento.

Trabalho com planos de 3Mb á 10Mb de momento.

Outra questão a relatar é que o ePMP 1000 a latência fica em torno de 9-13ms com quase a mesma quantia de clientes, estou começando a achar que é a linha ePMP 2000 que tem uma latência maior.

Estou aberto a ideias e sugestões, um bom dia!

Abraços!

1 Like

Pessoal,

Lembrem-se sempre que, em uma situação de stress, com alta demanda de tráfego, o rádio não prioriza o protocolo ICMP, ou seja ping. Ele foca em transmitir/receber os dados para que o usuário tenha sempre a melhor percepção. 

Se mesmo com tráfego baixo, você vê alguma oscilação da latência, existem algumas coisas que poderiamos alterar de acordo com cada rede: frame size para 2.5ms, testar modo flexível, verificar qual Max Range configurado (não pode ser uma distância maior do que os clientes que vc tem instalado, etc).

Se precisarem, nosso suporte está sempre disponível para acessar a rede de vocês e coletar informações para análise.

Adriana

1 Like