Alta latência quando vários SMs registram no mesmo AP

Olá a todos.

Temos 6 clusters Canopy completos (5.4Ghz and 5.8Ghz) distribuídos na cidade com cerca de 300 SMs, em um destes clusters (o maior) tem cerca de 110 SMs conectados.

Estamos com problemas de alta latência e perda de pacotes nos SMs registrados nos APS mais populados (cerca de 30 a 40 SMs cada), meus pings sobem para 100ms, 200ms até 400ms toda vez que o tráfego nesses SMs passa de 1Mb. O tráfego total nesses APs gira por volta de 3Mb até 6Mb agregado (down+up).

Esse problema não ocorre em APs menos populados (cerca de 10 SMs) ou em outros clusters com o mesmo volume de tráfego (3Mb até 6MB) por AP.

Nesse cenário desconfiamos que o problema seja o número de SMs, estamos usando sw v 9.5 em todos os rádios, control slots em 1, 50% de downlink data e 10 milhas de range.

Vocês tem alguma experiência com esse tipo de problema ou alguma idéia de como resolvê-lo?

Qualquer idéia seria de grande ajuda…

Obrigado.

control slots “2” se caso seus aps estiverem com mais de 10 sm conectados neles.
ou no ultimo caso verifica os spectro do loca. e separa mais os canais

abraços.

Max range em 10 miles, é necessário? Com tantos clusters na cidade você precisa de todo este alcance? O ideal é que a área de cobertura proposta seja avaliada e o Max Range seja calibrado dentro do limite necessário, ele influência em vários parâmetros no funcionamento do AP. 30 a 40 SMs não são tantos, claro que dependedo do consumo de recurso de rede, ou seja, tráfego.
Quando temos poucos clientes ou o tráfego é baixo isso fica transparente, não é percebido, mas quando a rede fica bem povoada os detalhes fazem muitas diferenças.
Como você faz o bockbone da rede? Com Canopy? Na mesma faixa? TDD ou ODFM? Os clusters são Advantage ou Classic?
Se ainda for necessário envie mais informações.
Boa sorte e até mais!

Em relação ao range a variação é grande, tenho clientes a algumas centenas de metros e outros até 12Km…

Aqui em Manaus temos relevo muito irregular, muita mata alta e fechada, além de muitos prédios que criam muitas áreas de sombra, daí essa quantidade de clusters…

Pelo que li nos manuais devo usar o mesmo Max range em todos os APs, isso procede? Ou posso definir o max range de acordo com os SMs conectados em cada AP?

Como disse tenho duas situações distintas:
1) com 5 a 10 SMs em um mesmo AP eu levanto até de 7MB do AP sem alterar meu temo de resposta…
2) com mais de 20 SMs em um mesmo AP basta eu levantar 3Mb e o tempo de resposta fica ruim pra todos…

Isso ocorre em qualquer AP de qualquer cluster, já fiz testes forçando os SMs a registrarem em um AP específico, até certo número de SMs funciona perfeitamente, acima disso o tempo de resposta sobe…

Vale lembrar que em nenhum teste ultrapassei os 14Mb do AP, alias não chego nem perto disso…

O que me atormenta é o fato de que com poucos SMs(5 a 10) e trafego alto (por volta de 6Mb) o tempo de resposta é excelente…
Mas com muitos SMs(30 a 40) e o volume de tráfego médio (3Mb) o tempo de resposta vai as alturas…

Os meus backbones são feitos com BH60(PTP400 Full) OFDM e todos os meus clusters são advantage…

Bom !!
Ficaria mais facil mandar diagrama da sua rede
Temos

52 canopys sm e aps e ptps 5.8
32 ofdm ptp com enalces de radios cobrindo 210 km 5.4 e 5.8
Em breve + 3 ptp
não chego a ter os seu numero de clientes.
Mais alguns dias atraz estive com ms altos na minha rede.
para um determinado setor. fazendo varredura verifiquei que todos os radios clientes e ptp
que passavam por cima de um concorrente ficava com ms altos chegando a 200 ms
consegui acertar isso trocando de canais …
deixei os canopys sm para obter todas as frequencias e troquei o canal do ap e do ptp desse setor a lantencia diminuiu para no maximo 12 ms e com trafego total no ap os sm chega a 20 até 25 ms
nossos problemas:
canais - mesmo com um bom pop e com CMM’s master e slaver’s -
os APS podem trabalhar num mesmo cluster fazendo 60º só que tera que fazer uma boa analize de spectro de todo RF da sua localidade.
os pontos de acesso em 5.4 a lantencia de ms é de no maximo 3 ms porque? Porque os canais são menos usados.
já os pontods de acessoem 5.7 e 5.8 é de no maximo 50 ms porque? são frequencias muito utilizadas. caso queira entrar em contato para nós trocarmos figuirinhas valdirfrei @ hotmail.com

É recomendável que a Max Range seja
configurada com o menor valor que permitirá
o registro de todos os SMs, pois mais do que
2 slots de dados podem ser perdidos à
medida que a faixa aumenta, reduzindo a
largura de banda total do cluster de AP

Control Slots: para configurar o número
de canais de controle que devem ser
reservados para solicitações de
SMs. O valor depende do
número de SMs em serviço:
1 – 10 SMs: 0
11 – 50 SMs: 1
51 – 150 SMs: 2
151 – 200 SMs: 3

todos os APs e SMs estão na ultima versão de software?

Trabalho com uma rede em maior e nao tivemos problemas com clusters que rodam com bem mais que 110 SMs

Lembrando que nao mudamos a configuração de control slots.