Dimensionamento e Gerencia de Clusters

Srs,

Outra dificuldade refere-se ao gerenciamento dos clusters.
Atualmente utilizamos uma configuração onde cada setor do cluster sem seu color code diferente. Assim conseguimos determinar de forma fixa onde cada SM irá se registrar.

Essa opção de design nos auxilia no momento em que precisamos dimensionar a utilização em cada setor, ou mesmo “garantir” que aquele SM terá uma banda X disponível no setor.

Por outro lado temos problemas com a interface aérea, principalmente nos SMs sem refletor, dado que as condições de sinal dependendo da posição do SM em relação ao cluster podem mudar sem um padrão definido. Ou seja, existem SMs que ficam durante um tempo com RSSI e Jitter bons em um determinado setor e depois de um tempo quando analisamos novamente as condições de sinal naquela SM verificamo que outro AP estaria dando uma condições melhor.

Qual modelo vocês estão utilizando?
Alguem tem alguma sugestão de design?

[[]]s
Flavio

Desculpem estar postando dois assuntos na sequencia mas faz tempo que estamos aguardando um forum nacional para trocarmos essas experiencias.

Flavio,

Acho que vc colocou muito bem este ponto. O uso de um color code especifico por setor é interessante para “amarrar” um SM em um AP específico - por quaisquer razões que o requeiram.
O ponto negativo é que, com isto, o sistema perde a flexibilidade de se auto-reconfiogurar em função de degradação da interfeace aérea.
Por exemplo, caso o AP no qual este SM estivesse registrado saísse de serviço, o SM não teria a possibilidade de registrar-se em outro AP (caso houvesse condições), uma vez que os CC não combinariam.

Pessoal do forum, fica a pergunta do Flávio: Vcs estão usando alguma estratégia especial para lidar com esta situação ?

[]s
Daniel

Ola Pessoal,
O tópico é antigo, porém vou postar minha experiência quanto o assunto do mesmo color para todo os APs do cluster.

Antigamente estavamos usando vários colors code por cluster, cada AP tinha um color code diferente.
Decidimos migrar cada cluster para um color unificado, ou seja, um cluster de AP usa o mesmo color code, porém a cada cluster este color code é diferente.
O principal problema é quando o AP fica offline, o SM se conecta em outro AP, porém quando o AP volta a ficar online, os SMs permanecem conectados no AP “ruim”. A única solução é dar drop na seção do SM com o AP “ruim” para que ele possa se conectar no AP "bom/ideal"

Nos percebemos que a quantidade de clientes conectados por AP ficou mais balanceada e ajudou a decidir se há a necessidade ou não da instalação de mais APs. Lembrando que nem todos os clusters têm 6 APs, sendo assim, será dificil instalar mais APs onde o cluster não utiliza color unificado.

Na prática: ajuda muito no processo de instalação, pois como o instalador não tem acesso ao SM, caso o color code estivesse incorreto, o SM teria que voltar para o time de instalação.
outro pronto: é muito dificil um AP parar.


Espero que tenha ajudado

1 Like