Dúvidas sobre LiteBeam M5 com Elevate

Bom dia!

Estou com uma dúvida em relação a utilizar o LiteBeam M5 em Elevate, pois é um rádio SISO. Eu terias perca de desempenho na cédula do meu AP Cambium? Quais os contras de utilizar um SISO no meio de MIMOs Cambium?.

Estou querendo colocar vários Elevate na minha rede, porém, preciso ter certeza que ao usar um rádio SISO não irá me prejudicar.

Obrigado desde já!

Abraços!

1 Like

Excelente pergunta!

Um dos grandes benefícios da linha de produtos da Cambium é o mecanismo de Air Fairness. 

O AP sempre sabe o momento de transmissão e recepção de cada rádio cliente. Veja que para cada quadro/frame de downlink e uplink, o AP subdivide estes frames de acordo com a quantidade de rádio clientes registrados nele:Captureee.PNG

Ou seja, cada rádio cliente vai ter seu momento individual para tx e para rx. Desta forma se você tiver um cliente SISO que vai modular no máximo MCS7, a modulação dele será mais baixa, porém apenas no momento de tx e rx dele, não impactando de forma alguma na capacidade do AP/Setor.

Quando o AP for se comunicar com o proximo cliente, e este for um Force 180/190 que é MIMO e utiliza modulação até MCS 15, a modulação do AP para aquele cliente volta a aumentar. Isso também vale para Elevate MIMO. É como se o AP fosse ajustando o idioma dele de acordo com a necessidade de cada cliente, a rede PMP vai atuar quase como um PTP.

Esta funcionalidade que já vem por padrão habilitada, não é uma configuração.

Por isso que sempre dizemos que a um cliente/CPE mais degradado, com sinal de -70/-75 dBm pode ser ativado numa rede Cambium sem medo, pois ele nunca afetará a capacidade do setor como um todo, como acontece com outros fabricantes.

Então respondendo sua pergunta: Não há nenhum contra em utilizar uma rede mista, com Litebeam, Airgrid, Force 180/190 em um mesmo ativar. Eleve todos os seus clientes!

Abs,

Adriana

2 Likes