Tratamento de VLANs

Gostaria de saber, como o “radio” encaminha as informações de camada 2 para a LAN. Estou separando as perguntas em topicos para tentar deixá-las mais objetivas.

1. Entre o Canopy "local"e o Switch, a conexão eh feita via placa ethernet. Entre esta conexão podemos configurar um tronco, 802.1q ?

2. As Vlans que são configuradas no Canopy, somente terão utilidade para a [u:2dgut75r]comunicação entre Canopies[/u:2dgut75r]? Como por exemplo, se configurar a Vlan 10 no Canopy, esta vlan não se misturará com a VLAN 10 da minha rede Local (switch). Desta forma o switch apenas estará recebendo [u:2dgut75r]informações de VLAN pertencentes ao switch remoto[/u:2dgut75r]?


Desde já agradeço a ajuda,

O tema de VLANs é descrito no Canopy System User Guide.
Basicamente, o recurso permite configurar os SMs para realizar a marcação de tráfego de ingresso na porta ethernet do SM com um VLAN tag definido pelo operador.
Desta forma, todo o tráfego que ingresse no SM seria marcado com este tag.
Caso o tráfego seja direcionado a outro SM com mesma programação de tag, o tag é retirado na saida ethernet do SM remoto. Assim, não se requer equipamento externo para implementar VLAN.

Caso o trafego seja direcionado para detras dos APs, o tag permanece no frame, de forma que a saida do AP seriam frames marcados com tag.

É possivel permitir/restringir no AP e nos SM o transporte de frames não-marcados, marcados ou ambos.
O sistema permite definir VLAL Membership, de forma a indicar para cada AP e SM quais as VLAN que podem ou não ser trafegadas em cada um.

[]s
Daniel