CAMBIUM ZONA RURAL / PERFORMANCE EM DISTÂNCIA

Boa tarde, gostaria de saber se alguém já utiliza os equipamentos cambium em zona rural.

Estamos pensando em utilizar na zona rural os equipamentos da linha ePMP2000 com o painel setorial cambium de 90º e a antena beamforming, nos cliente utilizar o Force180 em clientes próximos e Force190 para os mais distantes.

Alguém já vive este cenário e pode dizer se funciona bem, a média de distância dos clientes é de 3 a 4 km mas vai existir clientes com até 10km de distância, será que fica bom?

Hola!

Los equipos ePMP en zona Rural como en Urbana andan bien. Tenemos despleguedamos varios Paneles ePMP 2000 con SM a la distancia que usted quiere instalar. Desde mi experiencia le digo que si va funcionar muy bien! :D

1 Like

Boa noite!
Tudo certo?

Amigo, eu tenho 200 clientes em ePMP 1000 e 2000 em áreas rurais e funciona muito bem, atendo clientes a 14k de distância e ta passando 25Mb/5Mb no cliente no Wireless Link Test, o AP em 75/25 com 2.5 de Frame. Pode ir sem medo, apenas respeite MUITO o fresnel e trabalhe o máximo que puder com eForce 190 devido ao ganho de 22DBI.
Hoje vendo planos de 3Mb á 10Mb e em 60 dias estaremos com planos de 6Mb - 20Mb neste cenário, que nos testes apresentaram um excelente desempenho, detalhe, apenas tenho UM painél com Beamforming, os de mais são todos ePMP 1000 de /100 e alguns FULL por causa do Elevate, então, mesmo que use os ePMP 1000 de /100 tu já vai atender muito bem se não for em lugares críticos em interferência, tenho também algumas OMNIs neste cenário e funciona muito bem em até 6Km.

Pode investir sem medo, porém, respeite a zona de fresnel, pois se não respeitar isso de nada adianta por a qualidade cambium na rede.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços!

1 Like

Opa, bom saber a respeito da sua experiência, como fibramos toda a cidade estamo migrando todos clientes e vai sobrar muitos painéis cambium com beamforming, hoje na zona rural usamos apenas ubiquiti com a Rocket Prism Gen2, mas vamos implantar esses Cambium pra fornecer mais velocidade.

Você falou que usa algumas ominis, tenho algumas torres com poucos clientes que no caso apenas um ePMP 2000 com uma omini atenderia, em torno de 60 a 80 clientes, qual a omini que você utiliza? Acha que seria uma boa pra essa quantidade de cliente? Hoje antendemos até 5mb mas vamos chegar aos 15mb em breve.

Nas torres com mais clientes colocaremos os painéis completos com beamforming.

E os elevates na zona rural em distância, ficou legal também?


@Gabriel PH  escreveu:

Boa noite!
Tudo certo?

Amigo, eu tenho 200 clientes em ePMP 1000 e 2000 em áreas rurais e funciona muito bem, atendo clientes a 14k de distância e ta passando 25Mb/5Mb no cliente no Wireless Link Test, o AP em 75/25 com 2.5 de Frame. Pode ir sem medo, apenas respeite MUITO o fresnel e trabalhe o máximo que puder com eForce 190 devido ao ganho de 22DBI.
Hoje vendo planos de 3Mb á 10Mb e em 60 dias estaremos com planos de 6Mb - 20Mb neste cenário, que nos testes apresentaram um excelente desempenho, detalhe, apenas tenho UM painél com Beamforming, os de mais são todos ePMP 1000 de /100 e alguns FULL por causa do Elevate, então, mesmo que use os ePMP 1000 de /100 tu já vai atender muito bem se não for em lugares críticos em interferência, tenho também algumas OMNIs neste cenário e funciona muito bem em até 6Km.

Pode investir sem medo, porém, respeite a zona de fresnel, pois se não respeitar isso de nada adianta por a qualidade cambium na rede.

Qualquer dúvida estou a disposição.


@Gabriel PH  escreveu:

Boa noite!
Tudo certo?

Amigo, eu tenho 200 clientes em ePMP 1000 e 2000 em áreas rurais e funciona muito bem, atendo clientes a 14k de distância e ta passando 25Mb/5Mb no cliente no Wireless Link Test, o AP em 75/25 com 2.5 de Frame. Pode ir sem medo, apenas respeite MUITO o fresnel e trabalhe o máximo que puder com eForce 190 devido ao ganho de 22DBI.
Hoje vendo planos de 3Mb á 10Mb e em 60 dias estaremos com planos de 6Mb - 20Mb neste cenário, que nos testes apresentaram um excelente desempenho, detalhe, apenas tenho UM painél com Beamforming, os de mais são todos ePMP 1000 de /100 e alguns FULL por causa do Elevate, então, mesmo que use os ePMP 1000 de /100 tu já vai atender muito bem se não for em lugares críticos em interferência, tenho também algumas OMNIs neste cenário e funciona muito bem em até 6Km.

Pode investir sem medo, porém, respeite a zona de fresnel, pois se não respeitar isso de nada adianta por a qualidade cambium na rede.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços!





Opa, beleza?

Cara, preciso de dicas com fibra, pois irei iniciar FTTH ^^
Eu não recomendo tantos clientes em OMNI, mas faça o teste, chegue a 30 clientes e monitore o desempenho, pois 60+ em OMNI pode dar dor de cabeça eim...
Eu uso a OMNI AMO-5G13 da UBNT e funciona muito bem.
Já elevate em OMNI eu não tenho, então não posso responder essa parte, mas creio que funcione normalmente, não terias o por que não funcionar com alto desempenho, pois o TDD da Cambium é mágico.