MCS na CPE

Bom dia, tudo bom, pessoal?

Estou com uma dúvida, posso reduzir o MCS no rádio CPE e manter no AP MCS15 sem problemas?
Teria algum ponto negativo realizar a manobra?
Desejo reduzir para manter o Link Quality em 100%, pois rádios em situações mais críticas ficam variando muito a modulação.

Grato desde já!!
Abraços!

Esse controle é do "envio", então cada lado, AP ou CPE, pode limitar a modulação em que vai "falar", mas vai escutar oque sair do outro lado.

Observe o seguinte: se é só esse cliente que está demodulando, então o canal está limpo do lado do AP.
Nesse caso, vou chutar que é um cliente mais afastado, com um nível mais baixo de sinal.

Poderia ser o caso de fazer um alinhamento com mais carinho, ou tentar uma CPE de maior ganho.

De toda forma, limitar a modulação da CPE não afeta o Downlink, não vai atrapalhar os outros clientes, salvo pelo aumento do custo, em "airtime", do upload desse cliente específico.

Bom dia!

Meus clientes são em áreas rurais, então é de natureza que alguns tenham longas distâncias e/ou árvores na frente, minha dúvida é, se eu limitar o MCS no rádio cliente (CPE) terá algum dano no desempenho do AP?

Pois na linha UBNT se limitar o MCS no rádio cliente (CPE) o AP sofre degradação entegrando menos banda, sei que no Cambium devido ao TDD na qual trata cada rádio com particularidade isso não deve ocorrer, estou certo?

Grato!

Quando se usa TDD, o AP agenda slots de Tempo fixos, tanto para downlink, como para uplink.

Nesse caso, digamos que estamos operando com uma divisão de 75/25, DL/UL.

isso significa que a cada 'ciclo', e esse ciclo pode ser de 2.5 ou 5ms, o AP ficará com o transmissor ligado 75% do tempo, e depois as CPE's transmitem, cada uma num tempo pré-determinado, de forma que os pacotes cheguem dentro dos 25% que sobraram do ciclo.

Pois bem, acontece que o protocolo TCP usa ACK's para garantir a entrega, e passar pro próximo pacote. É o equivalente de eu te mandar uma carta com AR, e só te envio a proxima carta se eu receber esse AR. o Mikrotik, por exemplo, envia a mesma carta 7 vezes e espera o ACK, até desistir e passar pro próximo pacote. os ACK são sentido Uplink.

Agora, pensemos um sistema 'dinâmico', como o da ubiquiti. as CPE's competem por tempo de Uplink, e essa competição se dá de forma caótica. tem uma pseudo-alocação de slots, no airmax, que limita o numero de slots que a CPE pode ocupar, mas eles não são sincronizados, nem agendados. a CPE não sabe de antemão qual slot é o dela, e por consequencia, vira e mexe se perde um ACK por colisão. A probabilidade de uma CPE com sinal mais fraco ser 'afogada' por uma CPE de sinal mais forte é grande, e pior: digamos que meu ack tem X bytes, e isso demora 10us (micro-segundos) pra ser transmitido em MCS15.
Aí fui lá, e travei a modulação em MCS7. esse ACK agora leva 20us pra ser transmitido. estatisticamente, a probabilidade desse ACK sofrer interferencia, de outra CPE randomicamente mandando os próprios pacotes dobrou.
Logo, se percebe que retransmissões acontecem, perda de pacotes e variações de latência não são incomuns.

Voltando ao TDD.
o TDD agenda tempo de uplink, e não bytes(bytes indiretamente....). se minha CPE já sabe de antemão que eu tenho o 'slot' de ""40us de tempo, começando no offset de 400us"" por exemplo, aí é serviço dela computar oque de bytes ela vai conseguir fazer caber nesse tempo.  Se vc travou em MCS12, a CPE vai colocar 20% menos bytes na agenda de envio, pra caber no tempo dedicado a ela.

Diferentemente dos outros protocolos, em TDD, as outras CPEs estão caladinhas esperando seu tempo de falar, então é quase garantido que esse meu pacote de uplink, mesmo com MCS limitado, chegue no AP íntegro. só um ruído externo mesmo pra atrapalhar.
parafraseando a Danone: "funciona como um reloginho"

Ou seja, não existe almoço grátis.
Ao limitar o MCS de subida do cliente, a capacidade máxima de uplink desse cliente fica afetada. Se na média, sua célula não está ocupando a totalidade dos 25% de tempo de uplink, então o "scheduler"(agendador) vai dar mais tempo a essa CPE pra ela passar "o mega" definido em MIR. Essa deficiência fica mascarada, até que vc sature o tempo de Uplink. 

No entanto, até que se atinja saturação,  não vai atrapalhar o resto da célula inteira com retransmissões / colisões em uplink.  Na verdade, pode ser até que suba a capacidade média da célula, exatamente por esse motivo que a opção está lá.  (Isso só testando pra ver)

@Adriana me corrija se falei asneiras :)

Edit:
No caso do TDD ainda, os pacotes de controle são sempre mandados em MCS1.
Sumiram com esse parâmetro nos firmwares mais novos.


2 Likes

Obrigado pelas informações, foi de extrema ajuda!
Grato!

Show, Guilherme!

É isso ai!

=)