QoE - Quality of Experience - e o que achei dele rodando em minha rede

Pessoal:

Tive a oportunidade de colocar para rodar na rede do meu provedor o QoE da Cambium/Bequant e achei a plataforma sensacional. O QoE é um software proprietário, patenteado, com tecnologia de DPI - (inspeção profunda de pacotes), ACM - gerenciamento automatico de colisão e acelerador de TCP/IP - além de fornecer outras ferramentas que vou comentar a seguir.

O QoE tem 2 modelos de comercialização basicos:

Um é para trafego de até 1gbps, que consiste em um hardware com a licenças de software que é instalado em sua infraestrutura e o outro é um software, instalado em seu servidor onde todo o trafego é direcionado e passa por ele. Para usar a função de Gerenciamento de Pacotes e Acelerador de TCP/IP não é necessário nenhum tipo de configuração. Apenas habilitar ambas as funções e esquecer.

Quando assisti a apresentação e a conversa inicial, duvidei que ele fizesse o que realmente diziam… mas ele faz e a diferença é brutal.

Como exemplo, peguei um POP de minha rede com trafego de 1.3 a 1.5gbps em horário de pico - das 19:00 as 23:30 mais ou menos e coloquei para rodar e os resultados foram bem satisfatórios.

No caso da colisão de pacotes, quando ativei o ACM a melhora foi de 30%. Sim, o software mostra o ANTES e o DEPOIS da sua rede. Também é posivel verificar pelo endereço IP, cada um dos clientes que estão com altas taxas de retransmissão de pacotes e tratar o problema de um por um.

Ainda falando de “um por um” você consegue ter a visão de quais serviços e o quanto de banda CADA cliente consome bem como listar de forma fácil e prática quem são os clientes que mais usam e no que, ficando bem fácil de identificar quem pode estar “rachando ou revendendo” internet.

Quanto a retransmissão de pacotes, um dos principais motivos de alta retransmissão é algum erro interno dentro da casa do cliente ou um eventual problema no equipamento ou até mesmo a distancia excessiva ou obstruida entre o roteador e determinado equipamento do cliente. Por exemplo, aqui, nós entregamos roteadores GIGABIT e o cliente quando quer aumentar a cobertura do WIFI de casa acaba comprando o roteador FAST (sempre o mais barato que encontra), coloca na rede e fica reclamando depois. Foi impressionante a quantidade de clientes que identificamos com este problema, corrijimos e explicamos ao mesmo o porque ocorriam travamento dentro da rede dele.

Também é possivel realizar o controle de FLUXOS de Streaming que - em particular - foi a função que mais gostei.

Quando determinado cliente acessa o Youtube (por exemplo), são abertos vários “flows” usando uma quantidade de banda imensa e causando lentidão em outras aplicações que por ventura, outros usuários dentro da mesma residencia estiverem usando. Com o QoE, criei uma regra para quando for aberto serviços de streaming isso ficar limitado a um unico “flow” e ao limite de 18mbps por flow. Com esses 18mbps o cliente consegue assistir tranquilamente conteudo em 4K sem engasgos e problemas.

Existe também o fator economia de banda: No caso de um dia com pico de 1.5gbps (a famosa sexta ou domingo a noite chuvoso), com essa função habiltada consegui reduzir o consumo de banda para 1.1gbps ou seja, uma economia de 400mbps. Para quem tem contratos de “burstable” isso acaba se traduzindo em uma eventual redução de custos.

No meu caso, neste POP tenho 2 CCR 1009 e ambas trabalhavam com 55% de processamento em horário de pico. Este processamento caiu para 4% com o QoE habilitado.

É possivel criar diversas regras para uma infinidade de serviços.

Criação de planos de priorização para streaming, jogos, atualizações de software, etc.

Outro ponto extremamente positivo é a relação do QoE com os testadores de velocidade como o Speedtest por exemplo. Mesmo que o cliente esteja com o streamingo rolando e faça um speedtest, a velocidade sempre vai bater devido a priorização do mesmo.

Sei que é um tema sensivel mas ele permite o controle e a limitação de todo o tipo de serviços por plano, hora… Downloads, atualizações, torrent, streaming… enfim, se você quiser, pode montar a sua regra de - por exemplo - nos horários de picos, reduzir para X mbps o que cada assinante pode usar para fazer download de torrents.

O QoE também pode detectar ataques de negação de serviços, fornecendo a fonte desses ataques para que possam ser rapidamente bloqueados tanto os que partem de DENTRO da sua rede quando de FORA para dentro. No momento ele não faz o bloqueio desses ataques mas é algo que está sendo desenvolvido para o futuro.

O QoE precisa ser instalado em servidor DELL ou HP, com placas de rede INTEL. Existe uma lista de compatibilidades a serem seguidas e o pessoal da Cambium/Bequant faz toda essa verificação junto com o cliente, para garantir que tudo vai rodar bem.

O software suporta apenas VMWARE como virtualizador, mas rodou LISO em nossa infra com Citrix. Rodei o QoE em 2 cenários. Com Citrix e depois diretamente instalado em um servidor DELL R710.

O site oficial do produto é: https://www.cambiumnetworks.com/prod…of-experience/ e eu prometo que dentro de algumas semanas vou trazer algum conteudo pratico do QoE em portugues.

A primeira implementação dele no Brasil foi feita por mim e pelo Marcelo Panassol da AMK Consultoria.

Duvidas, coloco-me a disposição. Com toda certeza é uma ferramenta que veio para somar!