Review ePMP 1000 para Ponto - Multiponto

Prezados, gostaria de compartilhar com vocês a seguinte situação:

Tive uma situação aqui em meu provedor que me forçou de uma vez por todas mexer em minha rede e passar por um trauma só. Fechei 3 pops e fiquei com 2. Logo, esses 2 como o potencial é bem maior, decidi por usar o ePMP e em um deles já fiz a mudança.

Equipamento utilizado:

01 ePMP com GPS/Sync
01 Antena Ubiquiti 17dbi 90º
11 ePMP 1000 Integrado (antena de 13dbi).

Quantidade de usuários ativos: 11
Quantidade de planos em 25mb - 10: 25mb de down por 5mb de up
Quantidade de planos em 10mb - 1: 10mb de down por 2.5. de up

Configuração do tamanho da célula no ePMP: 2km
Canal: 40mhz
Potência: 9dbm
Firmware: 2.4.1



Wireless Link Test do próprio ePMP nas 11 estações.
A estação de numero 3 está fisicamente mal posicionada e com um mastro muito baixo. Ela apresenta no link test 30 de down por 45 de up.






Ahhh Zucchi mas o link test do rádio não vale. Todos queremos um SpeedTest.

Calma. Logo abaixo

Para ser justo, realizei hoje cedo um SpeedTest deste link que é pior de todos. O usuário PPPoE está limitado a 25 de down por 5 de up pois é o plano do local. Como é um local publico (é a academia do condomínio) realizei o SpeedTest.

Screen SpeedTest:




Nível de sinal nas estações variam entre -67 e -71 no pior caso (que é o do teste acima).

Logo vocês vão me perguntar:

Não é pouco?

Para ser JUSTO, nestes mesmos clientes que relato acima possuia instalado com a mesma antena, uma RB912OUT e SXT AC. O nivel de sinal variava entre -44 a -54.

Acontece que nem sempre MUITO SINAL é bom. Imagine uma sala lotada com todo mundo gritando ao mesmo tempo. Fica complicado distinguir o que cada um está falando. Com os rádios é a mesma coisa. Como a distância é pequena, não existe necessidade de tuxar o sinal lá em cima. De fato o AP selecionou automaticamente a potencia de 7dbm mas como a instalação da unidade 3 precisa ser corrigida eu mesmo aumentei para 9dbm para que a taxa melhorasse um pouco até que o material que preciso para corrigi-la chegue em minhas mãos. Menos potencia significa menor poluição de espectro e vida util mais longa ao equipamento.

Vale citar alguns diferenciais que conversei com a Adriana da Cambium. Estou copiando e colando desta vez pois REALMENTE é o que eu vi em campo e tento passar a vocês por meios das prints acima.

1) Sincronismo e eficiência espectral

2) Eficiência do protocolo MAC – ePMP não utiliza CCA, todas as transmissões são agendadas, inclusive as retransmissões, desta maneira não se degrada o throughput de um setor.

3) Air Fairness – O sistema é Ponto MultiPonto, porém o AP sempre trata os CPE (equipamentos clientes) de maneira individual. Como o sistema é TDD, o ePMP trabalha com 2 divisões: downlink e uplink. Imagine que cada bloco de DL e UL é subdividido em vários blocos, um para cada SM registrado. Quando o AP fizer a transmissão ou recepção ele vai trabalhar com cada SM individualmente ou seja, é praticamente um ponto a ponto. A vantagem disso é que o AP opera com a modulação máxima de cada cliente. Logo, não importa se você tem um cliente mais distante, ou com muita interferência, com baixa modulação. Isso não vai afetar toda a sua rede, pois o AP trabalha com os SMs de maneira individual.

4) Outro ponto importante é o supressor de surto. Os rádios possuem supressores de surto integrados e também pode-se utilizar um supressor externo aumentando a segurança. Desta maneira não temos aqueles problemas de porta queimada no rádio, o que é muito comum com os rádios UBNT por exemplo.

5) Em um único site MULTIPONTO é possível trabalhar os dois setores com apenas 2 canais. Em uma rede Multiponto abrangendo toda uma cidade é possível trabalhar utilizando apenas 4 canais devido ao reuso de frequência.

2 Likes