Velocidade em aplicação cliente/servidor

Tenho uma aplicação desktop que roda sobre um banco de dados (SGBD) Firebird. O banco de dados fica no servidor (abaixo de um AP Classic) e as aplicações ficam em outra rede abaixo de um SM classic. Quando eu me conecto no servidor via aplicação, algo de errado está acontecendo e a taxa de transferência fica limitada em média a 100kbps. Se eu fecho as aplicações e faço um download, por exemplo, via internet (nas maquinas da estação) a transferência ocorre normalmente, em velocidade normal (chega até 3MB). Alguém sabe como resolver isso? Penso que tem algo relacionado ao tamanho dos pacotes do banco de dados, já que com um download via HTTP ou FTP, a velocidade é correta. Tem como alterar isso no Canopy (não somente MTU, mas se tiver outras coisas que eu possa fazer…)
Já utilizei programas para visualização de banda trafegada e da pra ver claramente o problema.
Também já isolei a rede, deixando somente uma máquina conectada ao servidor.

O tamanho dos pacotes certamente afeta a performance do enlace.
Uma ideia é fazer testes de Link Test para varios tamanhos de pacote (usando a media real do seu sistema) para estimar a performance esperada.

[]s
Daniel