ePMP - O Guia Definitivo

ATUALIZADO EM: 20/02/2016

Prezados:


Nas ultimas semanas, dezenas de pessoas me procuraram para falarmos sobre o ePMP. Notei que fora o descontentamento com as soluções comumente utilizadas hoje, existe também grande interesse e duvidas a respeito do equipamento, marca, modelos e etc.

Sendo assim, como o volume vem se tornando muito grande, decidi criar um guia com as perguntas e respostas mais frequentes em relação a linha ePMP da Cambium Networks. Por mais que eu tente me focar e ser o mais objetivo possível, o post vai ser longo !

Vamos lá:

Quem é a Cambium Networks?

- A Cambium Networks é a junção das empresas Orthogon System com a famosa divisão Canopy da Motorola. Os Canopy foram e são até hoje sinônimo de qualidade e estabilidade. Meu primeiro contato com o Canopy foi em 2005/2006. O rádio funciona até hoje no mesmo local inclusive.

O que é o ePMP?

- O ePMP é uma linha de rádios econômicos de protocolo proprietário dotado de sincronização por GPS (o que tornou o Canopy absoluto sucesso) e pode ser utilizado para aplicações de ponto-a-ponto (PTP) e ponto-multiponto (PMP) com diversas vantagens em relação ao mercado 802.11 ( entenda-se por 802.11 > UBNT, MK, Intelbras, TP-Link, etc...).

Quais são os equipamentos que formam a "família ePMP"?


A família ePMP é formado pelos seguintes modelos:

ePMP Force 180 - com antena de 17dbi e porta gigabit ethernet, atendendo a pedidos é a nova geração de CPE/SM da linha ePMP. A diferença é o maior ganho de antena e a porta gigabit.

Ele funciona de forma SINCRONIZADA quando instalado com um ePMP com GPS/Sync. (ver abaixo)

Pode ser usado para PTP's de curta e media distancia de forma NÃO SINCRONIZADA.





ePMP 1000 Conectorizado GIGABIT ETHERNET (/1000). Rádio Conectorizado para ser utilizado com antena externa FORCE110 (da própria Cambium) ou uma Dish, Algcom, para PTP.


OBS: A versão ePMP Conectorizado com porta GIGA só é vendida juntamente com antenas FORCE110 de 25dbi. O rádio ainda não é vendido separadamente. Nada impede de você utiliza-lo com outra antena de maior ganho.

A partir da versão de firmware 2.4.1 implementada em março/abril deste ano a Cambium lançou o modo ePTP para ser utilizado exclusivamente para aplicações ponto-a-ponto de até 24km. O modo ePTP torna a latência menor - entre 2 a 3ms quando o trafego for baixo. O rádio deve ser configurado no modo FLEXIBLE para que o modo ePTP funcione adequadamente.

--------------------------------

ePMP 1000 Conectorizado com GPS/Sync - Porta GIGABIT Ethernet - Radio Conectorizado com sincronização e saída de antena GPS para aplicações PONTO MULTIPONTO. Permite o máximo de 120 CPE (sim, cento e vinte clientes) por setor. Capacidade superior a 200mbps, solução sincronizada ou seja, ciclos de download e upload fixos, latência entre 15-25ms dependendo da configuração e do tamanho de sua célula. Pode-se oferecer planos superiores 10/15/20mbps sem dores de cabeça.

Sincronismo e eficiença espectral. Uma celula com 2 canais, uma cidade toda com 4 canais.

.


Resumo: Basicamente são 3 modelos de rádios conectorizados que causam confusão. 1 modelo Fast Ethernet, 1 modelo Gigabit Ethernet "Light" - utilizado para ponto a ponto ou para multiponto limitado a até 10 associaçoes de CPE e 1 modelo Gigabit Ethernet para Ponto Multiponto com capacidade FULL ou seja, permite até 120 clientes por setor.

--------------------------

Antenas Force 110 e Force 110PTP - São KITS/Enlaces completos para utilização em aplicações PONTO A PONTO ou seja, 2 Rádios Conectorizados - na force 110 com porta fast ethernet - e dois rádios GIGABIT ETHERNET na Force110 PTP. Ambos acompanham 2 antenas de 25dbi Cambium Networks. Indicado para até 24km para PTP de alto desempenho.



------------------------------------------------

Posso utilizar minha antenas atuais para PTP ou as BaseStation da Ubiquiti?


Sim, pode. O ePMP é totalmente compatível com antenas ALGCOM, UBNT, etc. São os mesmos conectores e para ser justo vou utilizar o ditado "de a Cesar o que é de Cesar":

As BaseStation da Ubiquiti tem melhor VSWR ou seja, a relação custo vs beneficio é maior. O grande problema é o acoplamento que não funciona devido a cada marca ter o seu padrão....mas... nada que um suporte RF ELEMENTS não resolva ou que seja um problema que já não estamos acostumados. !

Posso utilizar meus Patch Panel Energizado, etc?

Sim, pode. O ePMP trabalha com até 30V. Pode continuar utilizando seu Patch Panel VOLT, ToughSwitch, Edgemax ou qualquer outro Switch POE sem problemas.

E o problema de porta LAN queimada, travamentos inexplicáveis, perda de potencia e etc?

O ePMP possui protetor de surto integrado ou seja, não queima porta LAN como outros equipamentos. Evidentemente que se um raio cair em cima dele não terá como, porém, não existe a queima de porta LAN por "estática". Também não foi relatado até o presente momento nenhum caso de perda de potencia ou travamentos inexplicáveis. É um equipamento extremamente robusto e durável.

Posso utilizar o ePMP junto com UBNT, MK, Intelbras...?

É aquele famoso ditado: "Poder pode, só não deve". (minha opinião pessoal ok?)

Ele é totalmente compatível quando configurado no modo Wifi. Você pode ativar o modo Wifi no ePMP desde que, desligue os protocolos proprietários de cada fabricante como NV2, Airmax, etc. Ele vai funcionar sem problemas algum. Este modo é utilizado para que você possa migrar a sua rede aos poucos.

Sempre recomendo que NINGUÉM faça "misturança" de marcas na rede desde que não seja obviamente uma migração.

Como o ePMP lida com interferência?

O ePMP possui o eFortify que é basicamente combina:

Eficiencia de protocolo MAC - ePMP NÃO utiliza CCA todas as transmissões e retransmissões são agendas. Desta forma o desempenho de um setor NÃO é afetado.

AirFairness - O sistema é Ponto Multiponto mas trata cada CPE/Assinante de maneira INDIVIDUAL, logo, cada assinante trabalha sempre em sua modulação MÁXIMA. Um cliente que estiver mais distante, mal instalado, com alta interferencia ou com baixa modulação NÃO ira degradar o setor todo.

Teste realizado entre o ePMP e os equipamentos da Ubiquiti. As condições foram as seguintes:

Foi selecionado um canal com a mais alta interferência possível
Ambos os equipamentos foram colocados na MESMA TORRE e ALTURA.
Ambos os equipamentos operaram na MESMA frequência e com o mesmo tamanho de canal. Quando o UBNT estava ligado o ePMP estava desligado e vice-versa
Foram testados 10 equipamentos Ubiquiti e 10 EPMP em locais diferentes em uma mesma rede/setor.

Resultado do desempenho no mais caótico cenário possível em comparação com UBNT.



Preciso fazer o calculo de um PTT. Como posso faze-lo e que ferramenta devo usar?

Recomendo SEMPRE o Link Planner. Em um primeiro momento você pode estranhar o uso dele mas na realidade é bem simples e rápido. Após assistir o video abaixo você fará os seus calculos em 5 minutos ou menos.

Segue video explicativo:

[video=youtube;6x3JTcI7lsM]https://www.youtube.com/watch?v=6x3JTcI7lsM[/video]

Você citou a entrega de altas bandas e de até 120 clientes por setor. Isso é em todos os casos ? Quais são as condições?

O ePMP permite sim que você coloque até 120 clientes por setor, porém, quanto maior a BANDA que você deseja entregar aos seus clientes menor tem de ser a sua celula. Por exemplo, para banda acima dos 25/30mbps sua celula de atendimento tem que ter no MÁXIMO 2.5/3km o que é uma distância bem razoavel. Você pode simular a distância vs quantidade de clientes e banda utilizando uma ferramenta da Cambium chamada Capacity Planner para o calculo de redes Multiponto tanto da linha ePMP com da linha PMP450.

Segue video explicativo:

[video=youtube;apdxAXr8KLk]https://www.youtube.com/watch?v=apdxAXr8KLk[/video]

O ePMP é homologado?

Sim, toda a linha da Cambium Networks é devidamente homologada junto a Anatel DIRETAMENTE pela própria Cambium. Não existe aquela "papagaida" de ter de comprar com o distribuidor X ou com o Y.

Existe algum tutorial de configuração para o ePMP?

Até o presente momento não, porém, não tem segredo e eu posso ajuda-los sem problemas. De forma básica para PTT configura-se no modo ePTP com o rádio em modo flexible. Para multiponto no modo TDD com sincronização por GPS ativa. Antes de iniciar a configuração, rodar o analisador de espectro!

O ePMP é um rádio WIFI?

Não. O ePMP é um rádio com protocolo e desenhos proprietários para uso outdoor. Ele possui um modo de compatibilidade WIFI - 802.11 que pode ser ativado para ser trabalhado enquanto você migra sua rede.

O ePMP trabalha com TDD e não com Wifi.

É verdade que o ePMP usa o mesmo chipset dos rádios Ubiquiti? O que muda então?

Sim, é verdade. Além de todas as características que citei acima, percebe-se que o rádio é muito mais robusto tanto internamente quanto externamente. Ele é construído com melhores materiais e possui melhor dissipação de calor. Seu software é muito mais otimizado/bem escrito.

A linha ePMP é muito cara. Realmente compensa ?

Primeiramente, abra a sua mente e leia com calma.

Essa será a mais longa explicação sem sombras de duvida e para isso precisamos saber de onde o mercado veio, onde estamos e para onde ele vai...

Muitos anos atrás quando surgiram as primeiras conexões ADSL, por uma limitação do alcance do ADSL principalmente em cabos de telecomunicações antigos aqui no Brasil e em países subdesenvolvidos, originou-se uma febre de diversos usuários - que geralmente moravam no centros das cidades - compartilhando as suas redes e que mais tarde tornaram-se provedores. Como isso era feito?

Plugava-se uma antena externa em determinados acess points "home", colocava-se aquela plaquinha PCI Wireless no outro computador, se fazia um PIGTAIL e mandava ver. Todos nós sabemos a dor de cabeça que isso dava e os constantes problemas.

Surgiu então a Ubiquiti com uma antena POE de baixo custo e com uma interface de software amigável. As instalações se tornaram rápidas e limpas e a UBNT foi seguida por outras: Mikrotik, TP-Link, Ligowave, etc. Realmente foi uma revolução.

Acontece que, de lá para cá tudo continuou igual. Pegou-se um protocolo desenhado para uso INTERNO - 802.11 - e utilizou-se para uso EXTERNO aumentando seu ganho. Com ele vieram todos os problema de desempenho que todos aqui sabemos de cor e salteado e que não se faz necessário repeti-los. Soma-se a isso um hardware problemático e mal otimizado e temos as constantes perdas de potência, travamentos, baixa vida útil....etc etc etc.

O mercado evoluiu.... a concorrência chegou, o desejo e a necessidade de banda de todos os usuários vem crescendo... e os equipamentos que todos se acostumaram a usar não atende mais. O numero de usuários por setor também subiu pois todos ou querem ou precisam de acesso a internet.

Mas os equipamentos não acompanharam.

Entenda-se por equipamentos que não acompanharam os populares citados acima 802.11. O mercado tem N diversas soluções muito boas, mas proibitivas para nós Brasileiros por 2 motivos:

Os valores são em dólar e nossa moeda vem desvalorizando cada vez mais e o custo Brasil (impostos) é altíssimo. Também não existe NENHUMA politica de incentivo ao setor.

Sendo assim a linha ePMP da Cambium é sem duvida alguma a melhor relação custo vs beneficio em nosso mercado. Sintam-se a vontade para pesquisar outros equipamentos de classe PROFISSIONAL como Cambium tais como: Alvarion, RedLine, Radwin, AirSpan, etc.

Deixo aqui uma imagem para uma reflexão:



Como você quer prestar o seu serviço e ser conhecido na sua cidade? Como o que cai toda hora? Como o que cai quando chove? Como o que o técnico não sai da residencia do cliente ou como o serviço que foi instalado e que "não dá problema nenhum?"

Tudo isso tem um valor e sinceramente não é um absurdo. 2 equipamentos queimados sem explicação ou por perda de potencia pagou 1 ePMP... e tem muito dono de provedor que troca muito mais do que 2 equipamentos por ano em determinado cliente. Sem contar a possibilidade de mais clientes em um setor e de mais banda entregue.

ePMP se paga no médio prazo. É um investimento. É o preço da paz. Você realmente não vai ver a cor do dinheiro no primeiro ou no segundo mês, mas NENHUMA REDE DE TELECOM se paga em pouco tempo. Pensem como empresários, pensem em qualidade. Quem foi que disse que o custo tem que ser baixo em toda a cadeia? Que o CPE tem que custar 180 reais? Que vocês tem de ficar preso sempre na solução mais barata e menos confiável do mercado? PROFISSIONALIZEM-SE pois o retorno é CERTO.

Sempre faço uma brincadeira: Você toma a cerveja mais barata? Não né? Por que é ruim, dá dor de cabeça e você passa mal.

É o mesmo problema de continuar com o que se usa hoje. Você passa mal, dá dor de cabeça, prejuízo e má fama.

4 Likes

Acredito que você possa fazer um projeto para um novo provedor em uma pequena Cidade.

Poderia me contactar diretamente para um orçamento? 

Apenas um apêndice com relação aos Patch-panel POE que tem se tornado comuns:

Os rádios Não-GPS de primeira geração (Os com duas ethernets, de 5ghz) usam POE padrão Canopy.
A diferença é que a polaridade é invertida (par azul negativo, e par marrom positivo).

Dessa forma, ou se crimpam os cabos de descida desses modelos do Epmp com os pares invertidos;

Ou se inverte a polaridade de alimentação dos patch panel (não recomendado, pois causa curto-circuito quando utilizado com cabos blindados).

A grande questão de inverter no cabo é que o rádio deixa de funcionar com a fonte original, então é importante identificar bem os cabos, indicando que são especiais.

As CPE's de 2.4ghz tem uma ponte de diodos integrada, suportando POE passivo em ambas as polarizações, não necessitando fazer nenhuma modificação nos cabos;

Os rádios GPS com portas Gigabit(2.4 E 5.8) são compatíveis com o padrão 802.3af, ou seja, funcionam com qualquer injetor passivo ou ativo Gigabit em ambas as polaridades, de 30-56v.

O Force180 (Cpe modelo novo, com porta Giga) Aparentemente tem uma ponte de diodos e deve (tenho a impressão) suportar POE passivo de qualquer polaridade. ainda não tive oportunidade de usar esse rádio.


No mais, grande guia!! Parabens pela iniciativa,!!

2 Likes

Zucchi,

A tempos atras bati um papo com você e foi definitivo para o inicio do meu uso dos epmp;;; realmente funcionam bem ...inclusive quando misturados aos ubnt (ate melhor que só ubnt ou só cambium, :) ). 

Tenho uma dúvida que por não ter mais de um equipamento GPS não testei..... eu consigo montar um POP usando reaproveitamento de frequencias no modo WI-FI ?? bem no inicio era dito que somente "clients" eram compativeis com WIFI, porem no ultimo firmware que coloquei abriu opção de AP em modo WIFI... funcinoa ?

1 Like